Trabalhos relevantes sem certificação...

Alguns trabalhos que não podemos deixar de mencionar devido a sua importância, não apenas em nossa formação acadêmica, mas na experiência que nos proporcionaram ao interligar a teoria a pratica.
Agradecemos aos professores responsáveis; Bárbara Oliveira, Cacilda Alves, Raimundo Fernandes e Júlio César.

Em 2006
GESTÃO DE MARKETING
Tema: Endomarketing: a comunicação interna nas empresas de Mossoró; e Estratégias de Marketing.
Foi elaborada uma pesquisa nas empresas de Mossoró com intuito de visualizar a realidade local, onde os resultados foram apresentados em seminário que contou a presença do Sr. Sebastião Almeida - presidente da Funger (Fundação de Geração de Emprego e Renda). Na ocasião, abordamos a importância do endomarketing e seus objetivos: como tornar a comunicação e a integração permanente, diminuir custos, tornar o clima organizacional harmonioso.
Discutimos também as ferramentas estratégicas para conciliação dos interesses dos empregados e da empresa, e as estratégias de marketing que devem ser orientadas nos 4 P’s.
Contamos com participação, em vídeo da Sra. Mirella Ciarlini da agência de publicidade 4 Mídia com depoimentos esclarecedores.

AUDITORIA E CONTROLE EMPRESARIAL
Tema: Auditoria interna
Foi elaborado um trabalho através de visitas sistemáticas a empresa auditada por cada grupo, onde observamos Conformidades, Não-Conformidades e Melhorias possíveis nos processos organizacionais, considerando as normas de cada instituição, leis e acordos sindicais. O referido trabalho foi registrado, fotografado e finalizado com parecer do grupo em apresentação documentada à professora responsável.

2007
QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
Tema: Homenagens a Profissionais que se destacaram no atendimento
Foi um trabalho gratificante, pois a qualidade no atendimento prestado no mercado mossoroensse tem sido amplamente discutida em sala de aula, pelos professores e alunos. Com o incentivo do professor, os alunos homenagearam os profissionais que se destacaram no quesito qualidade no atendimento, ao exercerem suas funções.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Tema: Planejamento Estratégico
Elaboramos um Planejamento Estratégico (PE), cada grupo com uma empresa, onde após a escolha de um modelo de planejamento, foi definido o negócio da organização, a visão, missão, valores, objetivos e analise do ambiente, a partir do o modelo SWOT.
Um trabalho valioso, onde podemos constatar algumas praticas que podem trazer prejuízos consideráveis para as organizações:
- A falta do PE, onde a maioria das empresas trabalhadas não tinham um planejamento, as decisões ocorrem aleatoriamente, sem que sejam avaliadas suas conseqüências a curto, médio e longo prazo.
- Outra pratica comum entre as empresas que tem o PE é esquecer o mesmo na gaveta, impossibilitando que seus funcionários conheçam a missão, visão, objetivos e metas.
Vale salientar, que o comprometimento dos empresários e da alta direção com o planejado é fundamental.


|

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Que conselhos você daria a esses futuros gestores?

Você empresário ou profissional em geral, não importa a área de atuação, se você obteve ou não sucesso profissional, temos a certeza que sua experiência nos servirá de exemplo, deixe aqui seu breve depoimento ou conselho ao grupo. Obrigada!


|

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Visita a indústria têxtil em Horizonte/CE (2007)






















|

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Visita a indústria têxtil de Natal/RN (2006)





















|

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

A Pós Graduação em Consultoria Empresarial

A Pós Graduação em Consultoria Empresarial
Respresentando a pós graduação em Consultoria Empresarial de Mossoró os alunos Sérgio, Iêda e Alana

Prata da Casa...

Prata da Casa...
JÚLIO REZENDE... Uma abordagem pertinente para o momento atual: Gestão Integrada - Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Um dos momentos em que LUIS HOSANNAH foi apludido de pé

Momento tietagem...

Momento tietagem...
Livro autografado por Faccina

Oportunidade...

Foi inaugurado dia 06/07/2007 o Mossoró West Shopping, uma grande oportunidades para empresários e profissionais da região. Isso é desenvolvimento que requer qualificação de ambas as partes.

O ápice...

O ápice...
LUIS HOSANNAH... levantou a platéia ao abordar Liderança Educadora!

Dicas de leitura...

Dica 1: Os números do agronegócio são impressionantes, uma boa opção de especialização para quem se interessa pelo setor: Comércio varejista; tecnologia e pesquisa; têxtil e vestuário; transporte e armazenamento; atacado e comércio exterior; máquinas, equipamentos e ferramentas; açúcar e álcool; bebidas; leite e derivados; aves e suínos são apenas algumas das opções. Quer saber mais? A edição 895 da revista EXAME trás um anuário EXAME sobre Agronegócio.

Dica 2: A EXAME destaca:
“No Brasil o crescimento da economia cria uma situação dramática: as empresas precisam contratar, mas os desempregados não têm preparo para ocupar os postos.”
Vale salientar, que nesse caso o curso superior não diz muito, se não estiver aliado a uma especialização, segundo idioma ou experiência anterior. Essa é a realidade nacional, você futuro gestor conhece a realidade mossoroensse?
Saiba mais: A revista Você S/A também trata sobre a falta de profissionais qualificados no mercado...
http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0108/aberto/informado/mt_235420.shtml

Momentos que não tem preço...

Momentos que não tem preço...
CHIAVENATO abordou: Coaching e Mentoring - As novas ferramentas para construir talentos

CARLOS FACCINA em sua palestra

CARLOS FACCINA em sua palestra
Maravilhoso momento, com colocações a partir de suas experiência como diretor de RH, abordando: O Profiosional Competitivo - razão, emoção e sentimentos na gestão

Você sabe o que é Feng Shui?

Não é religião e nem está ligado a misticismos e crenças. Trata-se de uma técnica milenar chinesa, ou seja , é a arte de harmonização de ambientes.
Há milhares de anos atrás, os antigos chineses, ou sábios e estudiosos, ao observarem a natureza, estabeleceram uma série de pequenas correções que traziam boas energias e vibrações para os ambientes.
Os ambientes de trabalho estão cada vez mais sendo harmonizados, e escritórios, lojas, indústrias entre outros, já buscam “curas” para seus problemas através do Feng Shui.
De modo geral, o Feng Shui chama a atenção para a organização e limpeza da casa ou empresa, criando assim um bom fluxo de energia positiva quando harmoniza cores, tamanhos, formas e disposição de moveis e objetos, orientado a desfazer-se de objetos antigos e sem utilização, pois a desorganização ou falta de funcionamento de algum equipamento ou vazamentos são um verdadeiro desequilíbrio que acarreta estagnação de energia, e se a energia não flui bem, os negócios também não. Saiba mais a respeito, visitando os sites indicados:
www.flexeventos.com.br/detalhe_01.asp?url=emquestao_fengshui.asp

www.casaecia.arq.br/feng_shui.htm

Você conhece o Mercado Ético?

Notícias... CHIAVENATO no Rio Grande do Norte...

Aconteceu nos dias 31/10 (sexta-feira) e 01/11/2008 (sábado) o 2º Congresso de Gestão Empresarial em Natal/RN, o eventou teve como palestrante principal Idalbeto CHIAVENATO que não precisamos mencionar o quanto contribuiu com nosso aprendizado... porém tenho que me render aos outros palestrantes que tornaram o evento um acontecimento ímpar, parabéns aos organizadores (Multipla) e esperamos anciosos o próximo conforme anunciado.
Vale salientar que, CHIAVENATO iniciou a palestra informando sobre sua participação em breve em reunião na PETROBRAS, para tratar de assuntos relacionados aos "talentos" ou falta deles, para trabalharem na mais recente descobreta da organização, o pré-sal.
O evento também contou com Ana Paula Lobão apresentando Case Volkswagem de Comunicação, Carlo sAlberto Miranda abordando: Cultura Organizacional - Unidade e Pluradidade, as influências dos contextos nacionais, Otamar Júnior com Comércio Exterior - Um mundo de Estratégias e Oportunidades, Elizeu Boto - Gerenciando a Inovação em um Mundo Plano - a experiência de projetos da IBM, Nali Barbosa abordando Empregabilidade e Mercado de Trabalho, Wanderley Passarella com Estretégias de Crescimento, Adriano Motta com: A transformação da Gestão Empresarial.

Próxima parada...

A próxima participação será na "I Semana de Engenharia da UFERSA", que acontecerá de 11 à 14 de Novembro de 2008 onde serão ofertados mini cursos com temas variados desde Gestão de Resíduos, Licenciamentos Ambientais, Impactos Ambientais, Perfuração de Poços de Petróleo, Segurança no Trabalho, Ergonomia, Redes Integradas, Engenharia de Custos, Biomassa, Biocombustíveis e Eco negócios, Sustentabilidade, Manutenção na área do petroleo...