Trabalhos relevantes sem certificação...
Alguns trabalhos que não podemos deixar de mencionar devido a sua importância, não apenas em nossa formação acadêmica, mas na experiência que nos proporcionaram ao interligar a teoria a pratica.
Agradecemos aos professores responsáveis; Bárbara Oliveira, Cacilda Alves, Raimundo Fernandes e Júlio César.
Em 2006
GESTÃO DE MARKETING
Tema: Endomarketing: a comunicação interna nas empresas de Mossoró; e Estratégias de Marketing.
Foi elaborada uma pesquisa nas empresas de Mossoró com intuito de visualizar a realidade local, onde os resultados foram apresentados em seminário que contou a presença do Sr. Sebastião Almeida - presidente da Funger (Fundação de Geração de Emprego e Renda). Na ocasião, abordamos a importância do endomarketing e seus objetivos: como tornar a comunicação e a integração permanente, diminuir custos, tornar o clima organizacional harmonioso.
Discutimos também as ferramentas estratégicas para conciliação dos interesses dos empregados e da empresa, e as estratégias de marketing que devem ser orientadas nos 4 P’s.
Contamos com participação, em vídeo da Sra. Mirella Ciarlini da agência de publicidade 4 Mídia com depoimentos esclarecedores.
AUDITORIA E CONTROLE EMPRESARIAL
Tema: Auditoria interna
Foi elaborado um trabalho através de visitas sistemáticas a empresa auditada por cada grupo, onde observamos Conformidades, Não-Conformidades e Melhorias possíveis nos processos organizacionais, considerando as normas de cada instituição, leis e acordos sindicais. O referido trabalho foi registrado, fotografado e finalizado com parecer do grupo em apresentação documentada à professora responsável.
2007
QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
Tema: Homenagens a Profissionais que se destacaram no atendimento
Foi um trabalho gratificante, pois a qualidade no atendimento prestado no mercado mossoroensse tem sido amplamente discutida em sala de aula, pelos professores e alunos. Com o incentivo do professor, os alunos homenagearam os profissionais que se destacaram no quesito qualidade no atendimento, ao exercerem suas funções.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Tema: Planejamento Estratégico
Elaboramos um Planejamento Estratégico (PE), cada grupo com uma empresa, onde após a escolha de um modelo de planejamento, foi definido o negócio da organização, a visão, missão, valores, objetivos e analise do ambiente, a partir do o modelo SWOT.
Um trabalho valioso, onde podemos constatar algumas praticas que podem trazer prejuízos consideráveis para as organizações:
- A falta do PE, onde a maioria das empresas trabalhadas não tinham um planejamento, as decisões ocorrem aleatoriamente, sem que sejam avaliadas suas conseqüências a curto, médio e longo prazo.
- Outra pratica comum entre as empresas que tem o PE é esquecer o mesmo na gaveta, impossibilitando que seus funcionários conheçam a missão, visão, objetivos e metas.
Vale salientar, que o comprometimento dos empresários e da alta direção com o planejado é fundamental.
Agradecemos aos professores responsáveis; Bárbara Oliveira, Cacilda Alves, Raimundo Fernandes e Júlio César.
Em 2006
GESTÃO DE MARKETING
Tema: Endomarketing: a comunicação interna nas empresas de Mossoró; e Estratégias de Marketing.
Foi elaborada uma pesquisa nas empresas de Mossoró com intuito de visualizar a realidade local, onde os resultados foram apresentados em seminário que contou a presença do Sr. Sebastião Almeida - presidente da Funger (Fundação de Geração de Emprego e Renda). Na ocasião, abordamos a importância do endomarketing e seus objetivos: como tornar a comunicação e a integração permanente, diminuir custos, tornar o clima organizacional harmonioso.
Discutimos também as ferramentas estratégicas para conciliação dos interesses dos empregados e da empresa, e as estratégias de marketing que devem ser orientadas nos 4 P’s.
Contamos com participação, em vídeo da Sra. Mirella Ciarlini da agência de publicidade 4 Mídia com depoimentos esclarecedores.
AUDITORIA E CONTROLE EMPRESARIAL
Tema: Auditoria interna
Foi elaborado um trabalho através de visitas sistemáticas a empresa auditada por cada grupo, onde observamos Conformidades, Não-Conformidades e Melhorias possíveis nos processos organizacionais, considerando as normas de cada instituição, leis e acordos sindicais. O referido trabalho foi registrado, fotografado e finalizado com parecer do grupo em apresentação documentada à professora responsável.
2007
QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
Tema: Homenagens a Profissionais que se destacaram no atendimento
Foi um trabalho gratificante, pois a qualidade no atendimento prestado no mercado mossoroensse tem sido amplamente discutida em sala de aula, pelos professores e alunos. Com o incentivo do professor, os alunos homenagearam os profissionais que se destacaram no quesito qualidade no atendimento, ao exercerem suas funções.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Tema: Planejamento Estratégico
Elaboramos um Planejamento Estratégico (PE), cada grupo com uma empresa, onde após a escolha de um modelo de planejamento, foi definido o negócio da organização, a visão, missão, valores, objetivos e analise do ambiente, a partir do o modelo SWOT.
Um trabalho valioso, onde podemos constatar algumas praticas que podem trazer prejuízos consideráveis para as organizações:
- A falta do PE, onde a maioria das empresas trabalhadas não tinham um planejamento, as decisões ocorrem aleatoriamente, sem que sejam avaliadas suas conseqüências a curto, médio e longo prazo.
- Outra pratica comum entre as empresas que tem o PE é esquecer o mesmo na gaveta, impossibilitando que seus funcionários conheçam a missão, visão, objetivos e metas.
Vale salientar, que o comprometimento dos empresários e da alta direção com o planejado é fundamental.
Tradutor/Translator