Mais do que trata o tal do TURNOVER?
O Turnover é um termo em inglês utilizado para designar a rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, a admissão e demissão de funcionários em uma organização.
Mas por que será que ele acontece e se mostrar mais evidente do varejo? Você já parou para pensar nisso? E quais as reais implicações que pode causar as empresas? Que prejuízos essa rotatividade pode causar para sua empresa? Então, faça as contas, vale a pena!
Acredito que o "gargalo" está na contratação! Qual a importância dada pelas organizações ao item contratação? Quais os critérios de contratação utilizados pela pessoa responsável pelo processo? Essa pessoa está preparada? O profissional que ela procura é de fato o mesmo que a empresa necessita? O perfil do profissional foi bem definido? Na descrição do cargo, as responsabilidades e atribuições estão bem definidas? Será que o processo de contratação não está exigindo demais, ou de menos? A pessoa por ele responsável saberá avaliar o custo beneficio de uma exceção no momento da escolha?
Recentemente, participei de alguns processos seletivos (desta vez como entrevistada) e observei que não se fala muito sobre, função, descrição de cargo (nem mesmo após a contratação) atribuições e responsabilidades diárias, e salário... Onde está a transparência do processo?
Para evitar futuras frustrações é essencial que o processo ocorra de forma transparente, que sejam definidos direitos e deveres de ambas as partes, que o contratado conheça de fato sua importância para a organização, tenha objetivos definidos, pois apenas assim saberá que caminho percorrer. Em muitas situações, o turnover ocorre por falta de transparência no momento da contratação, promessas não cumpridas, pontos que não ficam esclarecidos, consequentemente as frustrações posteriores são inevitáveis.
Outro ponto importante sobre o turnover diz respeito à imagem da empresa diante o mercado, as empresas que apresentam um elevado índice de rotatividade não são bem vista no mercado, por outro lado, a empresa que mantém esse índice equilibrado costuma ter os olhos dos melhores profissionais voltados para ela, consequentemente de seus fornecedores, clientes e investidores, afinal, quem não desejar realizar negócios e se manter na carteira comercial de profissionais competentes?
Outros fatores apontados por especialistas que motivam o turnover são:
Problemas com clima organizacional (geração Y x geração X);
Remuneração;
Gestão falha (atenção senhores gestores, é hora de avaliação)... (enquete TURNOVER)
"O turnover é geralmente considerado como um indicador importante de saúde organizacional, por isso sua relevância. Considera-se que o turnover deve ser controlado de modo a manter o capital intelectual da empresa e evitar grandes impactos sobre os custos da organização (custo de recrutamento, seleção e treinamento)". (Fonte: Wikipédia)
O importante é manter um equilíbrio, não pense que um índice zero em rotatividade é o ideal, para os especialistas, uma rotatividade acentuada faz bem à organização e seus colaboradores, pois proporciona novas experiências, idéias, entre outros benefícios.
A grande maioria das empresas (pequenas e médias) se quer tem um setor de Recursos Humanos, muitos ainda acreditam que RH é o mesmo que DP selecionam por aparência ou por currículo, é hora de repensar essa metodologia... A princípio, não vale mais a desculpa de não ter pessoal qualificado por falta de recursos, tem universitário cheio de vontade de colocar em prática o que aprendeu ou até mesmo romper com certos paradigmas e não tem oportunidade, quando as tem, não são negociações dignas. O empresário tem que acabar com essa “visão” de lucro incessante, em algumas boas negociações, também se perde para ganhar em longo prazo e tenha certeza, vale a pena!
Mas por que será que ele acontece e se mostrar mais evidente do varejo? Você já parou para pensar nisso? E quais as reais implicações que pode causar as empresas? Que prejuízos essa rotatividade pode causar para sua empresa? Então, faça as contas, vale a pena!
Acredito que o "gargalo" está na contratação! Qual a importância dada pelas organizações ao item contratação? Quais os critérios de contratação utilizados pela pessoa responsável pelo processo? Essa pessoa está preparada? O profissional que ela procura é de fato o mesmo que a empresa necessita? O perfil do profissional foi bem definido? Na descrição do cargo, as responsabilidades e atribuições estão bem definidas? Será que o processo de contratação não está exigindo demais, ou de menos? A pessoa por ele responsável saberá avaliar o custo beneficio de uma exceção no momento da escolha?
Recentemente, participei de alguns processos seletivos (desta vez como entrevistada) e observei que não se fala muito sobre, função, descrição de cargo (nem mesmo após a contratação) atribuições e responsabilidades diárias, e salário... Onde está a transparência do processo?
Para evitar futuras frustrações é essencial que o processo ocorra de forma transparente, que sejam definidos direitos e deveres de ambas as partes, que o contratado conheça de fato sua importância para a organização, tenha objetivos definidos, pois apenas assim saberá que caminho percorrer. Em muitas situações, o turnover ocorre por falta de transparência no momento da contratação, promessas não cumpridas, pontos que não ficam esclarecidos, consequentemente as frustrações posteriores são inevitáveis.
Outro ponto importante sobre o turnover diz respeito à imagem da empresa diante o mercado, as empresas que apresentam um elevado índice de rotatividade não são bem vista no mercado, por outro lado, a empresa que mantém esse índice equilibrado costuma ter os olhos dos melhores profissionais voltados para ela, consequentemente de seus fornecedores, clientes e investidores, afinal, quem não desejar realizar negócios e se manter na carteira comercial de profissionais competentes?
Outros fatores apontados por especialistas que motivam o turnover são:
Problemas com clima organizacional (geração Y x geração X);
Remuneração;
Gestão falha (atenção senhores gestores, é hora de avaliação)... (enquete TURNOVER)
"O turnover é geralmente considerado como um indicador importante de saúde organizacional, por isso sua relevância. Considera-se que o turnover deve ser controlado de modo a manter o capital intelectual da empresa e evitar grandes impactos sobre os custos da organização (custo de recrutamento, seleção e treinamento)". (Fonte: Wikipédia)
O importante é manter um equilíbrio, não pense que um índice zero em rotatividade é o ideal, para os especialistas, uma rotatividade acentuada faz bem à organização e seus colaboradores, pois proporciona novas experiências, idéias, entre outros benefícios.
A grande maioria das empresas (pequenas e médias) se quer tem um setor de Recursos Humanos, muitos ainda acreditam que RH é o mesmo que DP selecionam por aparência ou por currículo, é hora de repensar essa metodologia... A princípio, não vale mais a desculpa de não ter pessoal qualificado por falta de recursos, tem universitário cheio de vontade de colocar em prática o que aprendeu ou até mesmo romper com certos paradigmas e não tem oportunidade, quando as tem, não são negociações dignas. O empresário tem que acabar com essa “visão” de lucro incessante, em algumas boas negociações, também se perde para ganhar em longo prazo e tenha certeza, vale a pena!
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