Mais do que trata o tal do TURNOVER?



O Turnover é um termo em inglês utilizado para designar a rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, a admissão e demissão de funcionários em uma organização.

Mas por que será que ele acontece e se mostrar mais evidente do varejo? Você já parou para pensar nisso? E quais as reais implicações que pode causar as empresas? Que prejuízos essa rotatividade pode causar para sua empresa? Então, faça as contas, vale a pena!

Acredito que o "gargalo" está na contratação! Qual a importância dada pelas organizações ao item contratação? Quais os critérios de contratação utilizados pela pessoa responsável pelo processo? Essa pessoa está preparada? O profissional que ela procura é de fato o mesmo que a empresa necessita? O perfil do profissional foi bem definido? Na descrição do cargo, as responsabilidades e atribuições estão bem definidas? Será que o processo de contratação não está exigindo demais, ou de menos? A pessoa por ele responsável saberá avaliar o custo beneficio de uma exceção no momento da escolha?

Recentemente, participei de alguns processos seletivos (desta vez como entrevistada) e observei que não se fala muito sobre, função, descrição de cargo (nem mesmo após a contratação) atribuições e responsabilidades diárias, e salário... Onde está a transparência do processo?

Para evitar futuras frustrações é essencial que o processo ocorra de forma transparente, que sejam definidos direitos e deveres de ambas as partes, que o contratado conheça de fato sua importância para a organização, tenha objetivos definidos, pois apenas assim saberá que caminho percorrer. Em muitas situações, o turnover ocorre por falta de transparência no momento da contratação, promessas não cumpridas, pontos que não ficam esclarecidos, consequentemente as frustrações posteriores são inevitáveis.

Outro ponto importante sobre o turnover diz respeito à imagem da empresa diante o mercado, as empresas que apresentam um elevado índice de rotatividade não são bem vista no mercado, por outro lado, a empresa que mantém esse índice equilibrado costuma ter os olhos dos melhores profissionais voltados para ela, consequentemente de seus fornecedores, clientes e investidores, afinal, quem não desejar realizar negócios e se manter na carteira comercial de profissionais competentes?

Outros fatores apontados por especialistas que motivam o turnover são:

Problemas com clima organizacional (geração Y x geração X);

Remuneração;

Gestão falha (atenção senhores gestores, é hora de avaliação)... (enquete TURNOVER)

"O turnover é geralmente considerado como um indicador importante de saúde organizacional, por isso sua relevância. Considera-se que o turnover deve ser controlado de modo a manter o capital intelectual da empresa e evitar grandes impactos sobre os custos da organização (custo de recrutamento, seleção e treinamento)". (Fonte: Wikipédia)
O importante é manter um equilíbrio, não pense que um índice zero em rotatividade é o ideal, para os especialistas, uma rotatividade acentuada faz bem à organização e seus colaboradores, pois proporciona novas experiências, idéias, entre outros benefícios.
A grande maioria das empresas (pequenas e médias) se quer tem um setor de Recursos Humanos, muitos ainda acreditam que RH é o mesmo que DP selecionam por aparência ou por currículo, é hora de repensar essa metodologia... A princípio, não vale mais a desculpa de não ter pessoal qualificado por falta de recursos, tem universitário cheio de vontade de colocar em prática o que aprendeu ou até mesmo romper com certos paradigmas e não tem oportunidade, quando as tem, não são negociações dignas. O empresário tem que acabar com essa “visão” de lucro incessante, em algumas boas negociações, também se perde para ganhar em longo prazo e tenha certeza, vale a pena!


|

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

A Pós Graduação em Consultoria Empresarial

A Pós Graduação em Consultoria Empresarial
Respresentando a pós graduação em Consultoria Empresarial de Mossoró os alunos Sérgio, Iêda e Alana

Prata da Casa...

Prata da Casa...
JÚLIO REZENDE... Uma abordagem pertinente para o momento atual: Gestão Integrada - Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Um dos momentos em que LUIS HOSANNAH foi apludido de pé

Momento tietagem...

Momento tietagem...
Livro autografado por Faccina

Oportunidade...

Foi inaugurado dia 06/07/2007 o Mossoró West Shopping, uma grande oportunidades para empresários e profissionais da região. Isso é desenvolvimento que requer qualificação de ambas as partes.

O ápice...

O ápice...
LUIS HOSANNAH... levantou a platéia ao abordar Liderança Educadora!

Dicas de leitura...

Dica 1: Os números do agronegócio são impressionantes, uma boa opção de especialização para quem se interessa pelo setor: Comércio varejista; tecnologia e pesquisa; têxtil e vestuário; transporte e armazenamento; atacado e comércio exterior; máquinas, equipamentos e ferramentas; açúcar e álcool; bebidas; leite e derivados; aves e suínos são apenas algumas das opções. Quer saber mais? A edição 895 da revista EXAME trás um anuário EXAME sobre Agronegócio.

Dica 2: A EXAME destaca:
“No Brasil o crescimento da economia cria uma situação dramática: as empresas precisam contratar, mas os desempregados não têm preparo para ocupar os postos.”
Vale salientar, que nesse caso o curso superior não diz muito, se não estiver aliado a uma especialização, segundo idioma ou experiência anterior. Essa é a realidade nacional, você futuro gestor conhece a realidade mossoroensse?
Saiba mais: A revista Você S/A também trata sobre a falta de profissionais qualificados no mercado...
http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0108/aberto/informado/mt_235420.shtml

Momentos que não tem preço...

Momentos que não tem preço...
CHIAVENATO abordou: Coaching e Mentoring - As novas ferramentas para construir talentos

CARLOS FACCINA em sua palestra

CARLOS FACCINA em sua palestra
Maravilhoso momento, com colocações a partir de suas experiência como diretor de RH, abordando: O Profiosional Competitivo - razão, emoção e sentimentos na gestão

Você sabe o que é Feng Shui?

Não é religião e nem está ligado a misticismos e crenças. Trata-se de uma técnica milenar chinesa, ou seja , é a arte de harmonização de ambientes.
Há milhares de anos atrás, os antigos chineses, ou sábios e estudiosos, ao observarem a natureza, estabeleceram uma série de pequenas correções que traziam boas energias e vibrações para os ambientes.
Os ambientes de trabalho estão cada vez mais sendo harmonizados, e escritórios, lojas, indústrias entre outros, já buscam “curas” para seus problemas através do Feng Shui.
De modo geral, o Feng Shui chama a atenção para a organização e limpeza da casa ou empresa, criando assim um bom fluxo de energia positiva quando harmoniza cores, tamanhos, formas e disposição de moveis e objetos, orientado a desfazer-se de objetos antigos e sem utilização, pois a desorganização ou falta de funcionamento de algum equipamento ou vazamentos são um verdadeiro desequilíbrio que acarreta estagnação de energia, e se a energia não flui bem, os negócios também não. Saiba mais a respeito, visitando os sites indicados:
www.flexeventos.com.br/detalhe_01.asp?url=emquestao_fengshui.asp

www.casaecia.arq.br/feng_shui.htm

Você conhece o Mercado Ético?

Notícias... CHIAVENATO no Rio Grande do Norte...

Aconteceu nos dias 31/10 (sexta-feira) e 01/11/2008 (sábado) o 2º Congresso de Gestão Empresarial em Natal/RN, o eventou teve como palestrante principal Idalbeto CHIAVENATO que não precisamos mencionar o quanto contribuiu com nosso aprendizado... porém tenho que me render aos outros palestrantes que tornaram o evento um acontecimento ímpar, parabéns aos organizadores (Multipla) e esperamos anciosos o próximo conforme anunciado.
Vale salientar que, CHIAVENATO iniciou a palestra informando sobre sua participação em breve em reunião na PETROBRAS, para tratar de assuntos relacionados aos "talentos" ou falta deles, para trabalharem na mais recente descobreta da organização, o pré-sal.
O evento também contou com Ana Paula Lobão apresentando Case Volkswagem de Comunicação, Carlo sAlberto Miranda abordando: Cultura Organizacional - Unidade e Pluradidade, as influências dos contextos nacionais, Otamar Júnior com Comércio Exterior - Um mundo de Estratégias e Oportunidades, Elizeu Boto - Gerenciando a Inovação em um Mundo Plano - a experiência de projetos da IBM, Nali Barbosa abordando Empregabilidade e Mercado de Trabalho, Wanderley Passarella com Estretégias de Crescimento, Adriano Motta com: A transformação da Gestão Empresarial.

Próxima parada...

A próxima participação será na "I Semana de Engenharia da UFERSA", que acontecerá de 11 à 14 de Novembro de 2008 onde serão ofertados mini cursos com temas variados desde Gestão de Resíduos, Licenciamentos Ambientais, Impactos Ambientais, Perfuração de Poços de Petróleo, Segurança no Trabalho, Ergonomia, Redes Integradas, Engenharia de Custos, Biomassa, Biocombustíveis e Eco negócios, Sustentabilidade, Manutenção na área do petroleo...