Midias sociais: práticas potiguares


Recentemente, participei do Encontro de Pesquisa e Extensão – ENCOPE da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (2010) em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde apresentei o resultado de estudo com o tema: “Comunicação Corporativa Contemporânea: mídias sociais, novas práticas empresariais”.
O estudo em questão, identificou como as organizações potiguares estão se portando diante das mídias sociais. As transformações ocasionadas pela web 2.0 são perceptíveis, inclusive, influenciando nas formas de se relacionar. O mundo corporativo se rende as mídias sociais, tornando-se mais competitivo. O mundo dos negócios presencia um novo processo de comunicação, para França (2007, p.13) “a globalização requer uma renovação nos paradigmas da comunicação organizacional, um caminhar lado a lado das novas ferramentas de produção e administração adotadas pelas empresas”. As empresas nacionais, dos mais diversos segmentos fazem uso da internet para promover suas marcas e estreitar o relacionamento com seus clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas. As ferramentas utilizadas são as mais variadas, permitindo o compartilhamento de idéias, experiências e perspectivas, onde o grande diferencial é a interação entre os usuários. O estudo avaliou a utilização das mídias sociais na comunicação corporativa contemporânea, através de levantamento dos tipos de mídias sociais mais utilizadas pelas organizações potiguares, além de conhecer os critérios de escolhas dessas mídias. Para realização de coleta de dados, a pesquisa foi distribuída em duas etapas, on-line e off-line. A etapa on-line contou com divulgação da pesquisa em rede, acessos aos endereços de Blogs, Orkut, Twitter etc., avaliando o conteúdo e linguagem utilizada nos posts. Na etapa off-line, os critérios utilizados para mapeamento das empresas pesquisadas foram as revistas Empresas TOP Mossoró e Natal (2009).
Foi utilizada uma mostra de 10% do universo de 201 empresas na pesquisa, onde foi constatado que 75% das empresas dispõem de site e dentre os ramos de atividade 25% não possuem qualquer ação voltada à internet, entre os setores que mais investem na web destacam-se educação, construtoras, hotéis, supermercados, lojas de artigos esportivos e hospitais. São incontestáveis as mudanças sociais ocasionadas pela internet, o acesso à informação acontece em tempo real, proporcionando um leque abrangente de opções. Para Terra (2008, p.36), “Formas de comunicação inovadora, mobilidade total e colaboração são as palavras que definem o momento”. As organizações devem conhecer melhor a Web 2.0 e suas ferramentas para tornar sua comunicação mais estratégica, afinal, os formadores de opinião, consequentemente, indivíduos que afetam seu negócio estão conectados a rede e cada vez mais atualizados e exigentes. No Brasil, os números relacionados a redes sociais são muito expressivos, as empresas estão descobrindo formas de contratar profissionais, expor suas marcas e se comunicar. A pesquisa apontou que as ferramentas mais utilizadas por empresas potiguares são twitter 25%, blogs 15%, orkut 10%, outros 10% e 40% não responderam. Cada empresa tem propósitos distintos quanto às mídias sociais adotadas, no entanto, 75% apontaram o boca-a-boca como maior propósito. Já com relação ao retorno previsto, 35% prevêem que ocorra em longo prazo, 40% médio e 25% não responderam. Quanto aos critérios de escolha das ferramentas utilizadas 50% afirmam ser por inovação, 10% indicação e 40% não respondeu. A adoção das redes sociais por empresas potiguares é tímida, mas, o desconhecimento de como se portar no ambiente virtual e de manipular essas ferramentas ainda é o maior obstáculo.
O resultado deste estudo, originou um segundo estudo sobre a utilização das mídias sociais na “educação”, uma vez que a pesquisa anterior apontou o setor como o que mais investe em mídias sociais no Rio Grande do Norte. Diante desse contexto, foi realizada nova pesquisa utilizando os mesmos critérios de mapeamento anterior, onde os resultados do estudo foram apresentados no III Congresso Científico da Universidade Potiguar – UnP (2010), com o tema: “Comunicação Contemporânea Educacional: mídias sociais, novas práticas educacionais”.
De acordo com dados avaliados, 100% da amostra possuem site, dentro desse universo, todos contam com design moderno, espaços para postar vídeos, área restrita, informativos, e recados, porém, foi observado que o espaço de recados não oportuniza réplica às criticas, sugestões ou elogios, o que caracteriza uma comunicação unilateral. 77% das instituições desconhecem o fato dos docentes manterem blogs e 22% das instituições afirmaram ter conhecimento de que alguns docentes mantêm página na internet, mas, desconhecem o endereço. Dentre os blogs avaliados, 30% são editados por docentes de disciplinas da grade curricular comum do ensino médio (português e filosofia) e 70% da grade curricular de disciplinas especifica (técnicas secretariais e administração), além da disciplina de comunicação na graduação.
Conforme analise dos dados, fica evidente que a relação entre docentes e instituições de ensino encontra-se distanciada, podendo, através de esforços conjuntos obterem melhores resultados. A escola 2.0 ainda não é realidade potiguar, a falta de conhecimento impossibilita a ação dos docentes no ambiente virtual, além da cultura das instituições. O grande desafio é conquistar a atenção de alunos da era digital, mantendo uma cultura tradicional. A pesquisa não evidenciou a utilização da internet focada em algum projeto significativo, envolvendo escola e comunidade, o que demonstra a subutilização dos equipamentos e da rede.
Em ambas as situações, observamos que o maior obstáculo é sem dúvida a falta de conhecimento, no entanto, vale salientar que não foi observado nenhum esforço que possibilite uma ação futura. Devemos atentar, que tanto as organizações como as instituições de ensino estão lidando com nativos digitais (termo utilizado para caracterizar indivíduos nascidos a partir da década de 90 – já utilizando o computador), isto posto, torna-se relevante, não apenas saber como chamar sua atenção, mais como prender a atenção, além de ter conhecimento do que falam esses nativos sobre as marcas e produtos que consomem.
No caso das instituições educacionais a responsabilidade torna-se ainda maior, pois devem promover orientações sobre a utilização das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, evitando uso inadequado da ferramenta e da rede, minimizando os efeitos nocivos aos alunos, como pesquisas inadequadas ou aliciamento no ciberespaço.
Em ambas as situações, o ideal é optar por uma política de utilização da internet, estabelecendo diretrizes e proporcionando orientações.


|

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

A Pós Graduação em Consultoria Empresarial

A Pós Graduação em Consultoria Empresarial
Respresentando a pós graduação em Consultoria Empresarial de Mossoró os alunos Sérgio, Iêda e Alana

Prata da Casa...

Prata da Casa...
JÚLIO REZENDE... Uma abordagem pertinente para o momento atual: Gestão Integrada - Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Um dos momentos em que LUIS HOSANNAH foi apludido de pé

Momento tietagem...

Momento tietagem...
Livro autografado por Faccina

Oportunidade...

Foi inaugurado dia 06/07/2007 o Mossoró West Shopping, uma grande oportunidades para empresários e profissionais da região. Isso é desenvolvimento que requer qualificação de ambas as partes.

O ápice...

O ápice...
LUIS HOSANNAH... levantou a platéia ao abordar Liderança Educadora!

Dicas de leitura...

Dica 1: Os números do agronegócio são impressionantes, uma boa opção de especialização para quem se interessa pelo setor: Comércio varejista; tecnologia e pesquisa; têxtil e vestuário; transporte e armazenamento; atacado e comércio exterior; máquinas, equipamentos e ferramentas; açúcar e álcool; bebidas; leite e derivados; aves e suínos são apenas algumas das opções. Quer saber mais? A edição 895 da revista EXAME trás um anuário EXAME sobre Agronegócio.

Dica 2: A EXAME destaca:
“No Brasil o crescimento da economia cria uma situação dramática: as empresas precisam contratar, mas os desempregados não têm preparo para ocupar os postos.”
Vale salientar, que nesse caso o curso superior não diz muito, se não estiver aliado a uma especialização, segundo idioma ou experiência anterior. Essa é a realidade nacional, você futuro gestor conhece a realidade mossoroensse?
Saiba mais: A revista Você S/A também trata sobre a falta de profissionais qualificados no mercado...
http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0108/aberto/informado/mt_235420.shtml

Momentos que não tem preço...

Momentos que não tem preço...
CHIAVENATO abordou: Coaching e Mentoring - As novas ferramentas para construir talentos

CARLOS FACCINA em sua palestra

CARLOS FACCINA em sua palestra
Maravilhoso momento, com colocações a partir de suas experiência como diretor de RH, abordando: O Profiosional Competitivo - razão, emoção e sentimentos na gestão

Você sabe o que é Feng Shui?

Não é religião e nem está ligado a misticismos e crenças. Trata-se de uma técnica milenar chinesa, ou seja , é a arte de harmonização de ambientes.
Há milhares de anos atrás, os antigos chineses, ou sábios e estudiosos, ao observarem a natureza, estabeleceram uma série de pequenas correções que traziam boas energias e vibrações para os ambientes.
Os ambientes de trabalho estão cada vez mais sendo harmonizados, e escritórios, lojas, indústrias entre outros, já buscam “curas” para seus problemas através do Feng Shui.
De modo geral, o Feng Shui chama a atenção para a organização e limpeza da casa ou empresa, criando assim um bom fluxo de energia positiva quando harmoniza cores, tamanhos, formas e disposição de moveis e objetos, orientado a desfazer-se de objetos antigos e sem utilização, pois a desorganização ou falta de funcionamento de algum equipamento ou vazamentos são um verdadeiro desequilíbrio que acarreta estagnação de energia, e se a energia não flui bem, os negócios também não. Saiba mais a respeito, visitando os sites indicados:
www.flexeventos.com.br/detalhe_01.asp?url=emquestao_fengshui.asp

www.casaecia.arq.br/feng_shui.htm

Você conhece o Mercado Ético?

Notícias... CHIAVENATO no Rio Grande do Norte...

Aconteceu nos dias 31/10 (sexta-feira) e 01/11/2008 (sábado) o 2º Congresso de Gestão Empresarial em Natal/RN, o eventou teve como palestrante principal Idalbeto CHIAVENATO que não precisamos mencionar o quanto contribuiu com nosso aprendizado... porém tenho que me render aos outros palestrantes que tornaram o evento um acontecimento ímpar, parabéns aos organizadores (Multipla) e esperamos anciosos o próximo conforme anunciado.
Vale salientar que, CHIAVENATO iniciou a palestra informando sobre sua participação em breve em reunião na PETROBRAS, para tratar de assuntos relacionados aos "talentos" ou falta deles, para trabalharem na mais recente descobreta da organização, o pré-sal.
O evento também contou com Ana Paula Lobão apresentando Case Volkswagem de Comunicação, Carlo sAlberto Miranda abordando: Cultura Organizacional - Unidade e Pluradidade, as influências dos contextos nacionais, Otamar Júnior com Comércio Exterior - Um mundo de Estratégias e Oportunidades, Elizeu Boto - Gerenciando a Inovação em um Mundo Plano - a experiência de projetos da IBM, Nali Barbosa abordando Empregabilidade e Mercado de Trabalho, Wanderley Passarella com Estretégias de Crescimento, Adriano Motta com: A transformação da Gestão Empresarial.

Próxima parada...

A próxima participação será na "I Semana de Engenharia da UFERSA", que acontecerá de 11 à 14 de Novembro de 2008 onde serão ofertados mini cursos com temas variados desde Gestão de Resíduos, Licenciamentos Ambientais, Impactos Ambientais, Perfuração de Poços de Petróleo, Segurança no Trabalho, Ergonomia, Redes Integradas, Engenharia de Custos, Biomassa, Biocombustíveis e Eco negócios, Sustentabilidade, Manutenção na área do petroleo...