Como usuário pode tirar proveito da internet?

Você ainda duvida que a internet é uma “rede de pessoas”?
Inicialmente, quando era denominada web 1.0,  a internet se apresentava estática, onde, o ambiente virtual  possibilitava uma comunicação unilateral, ou seja, alguém postava uma noticia e o usuário era limitado ao ato da leitura solitária.
Nos dias atuais, a internet, agora denominada web 2.0 possibilita uma comunicação bilateral, onde, alguém posta uma noticia e o usuário não apenas tem conhecimento do fato, mas, pode interagir com quem postou a noticia e com os usuários que realizaram a leitura e comentaram a mesma, além do mais, ocorre a possibilidade de contribuir, complementando com fatos não mencionados anteriormente.
Por esse motivo, o ambiente virtual é caracterizado por colaborativo e interativo.
Um erro comum é pensar que um perfil na internet é um cartão de visitas, ou uma foto meramente ilustrativa. O  seu perfil é “você”! Não adianta fantasiar, na tentativa de parecer o que não é, lembre-se, o que você escreve, fala ou as imagens postadas é que vão dizer quem você é e como se relaciona com as pessoas (físicas/jurídicas).
A internet oferece muitas possibilidades, tanto para empresas como para pessoas, não pense que apenas as empresas devem se preocupar com seu marketing no ambiente virtual, isso é um erro grave e primário.
Lembrem-se, caiu na rede é alvo e pode ser fisgado, positivamente ou não. Então,  é bom informar aos desavisados, que muitas empresas estão utilizando a internet como ferramenta para captar profissionais em seus processos seletivos.
Que vantagem você pode tirar disso?
Você pode ser fisgado por uma dessas empresas, para tal, é necessário que você esteja navegando nos lugares “certos” e que mantenha um perfil  idôneo, isso significa, cuidado com as comunidades que você faz parte, com a linguagem utilizada, evite agressões, intimidações, apologia a violência de qualquer natureza e mentir. Não espere chamar a atenção dessas empresas com mentiras, elas serão descobertas e você será excluído.
Algumas sugestões para tirar proveito da internet:
Possibilita pesquisa de vagas no mercado de trabalho através do campo de “busca” na parte superior da página (lado direito), tente pesquisar por “vaga de emprego”. São muitas as opções e ainda podem ser filtradas. Também pode ser utilizado pelas empresas na busca de candidatos.  Além de contribuir com quem deseja ganhar dinheiro, criando um perfil e postando fotos  com descrição e valores de seus produtos ou serviços.
 

Utilizado como ferramenta de relacionamento. Podendo ser utilizado como página para divulgação de noticias, tutoriais, informações ou venda direta de  produtos e serviços, além de possibilitar ganhar dinheiro com link patrocinados - são  anúncios existentes no blog que conduzem os internautas que clicam no link a página do anunciante.

 
 
Outra rede social muito utilizada no momento.  Também pode ser utilizada nos processo seletivos, além de buscar vagas no sistema de busca, você pode seguir empresas que costumam divulgar vagas e concursos. Outas opções para utilização do twitter é para divulgação da marca, ferramenta de monitoramento, além manifestar insatisfação com algum produto ou serviço.




 Tanto o Facebook como o Linkedin são redes sociais adequadas aos profissionais. Utilizadas para manter uma rede de relacionamento com profissionais da mesma área ou não, mas que possibilitem negócios ou contratações por indicação. Utilizadas por grandes empresas em seus rocessos seletivos por disponibilizarem de profissionais com qualificação mais elevada.



Quer saber o que existe na internet sobre você , sua empresa, produto ou serviço? Acesse o Google, digite seu nome, ou o nome da empresa que deseja saber e conheça o que existe naquele momento disponível no ciberespaço.
Quer acompanhar o que estão falando na internet sobre qualquer coisa? Utilize o “google alertas” uma ferramenta gratuita que pode contribuir  com o monitoramento desejado, basta se cadastrar indicando o que pretende receber como resultado. Existem outras possibilidades mais eficiente (pagas).


|

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

3 Response to "Como usuário pode tirar proveito da internet?"

  1. Fausto Leal says:

    Suas colocações contribuiram e muito com minha postura no ambiente virtual. Estou aguardando seu post sobre "compra coletiva".
    Parabéns!

  2. Iêda Diniz says:

    Obrigada pelo comentário, esse sim, contribui para que eu possa monitorar se os conteúdos estão agradando o leitor. Continue acompanhado que em breve posterei o que deseja ler.
    Obrigada mais uma vez e seja bem vindo!

  3. Iêda Diniz says:

    Fausto, obrigada por participar! muito bom saber que estou no caminho certo.

A Pós Graduação em Consultoria Empresarial

A Pós Graduação em Consultoria Empresarial
Respresentando a pós graduação em Consultoria Empresarial de Mossoró os alunos Sérgio, Iêda e Alana

Prata da Casa...

Prata da Casa...
JÚLIO REZENDE... Uma abordagem pertinente para o momento atual: Gestão Integrada - Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Um dos momentos em que LUIS HOSANNAH foi apludido de pé

Momento tietagem...

Momento tietagem...
Livro autografado por Faccina

Oportunidade...

Foi inaugurado dia 06/07/2007 o Mossoró West Shopping, uma grande oportunidades para empresários e profissionais da região. Isso é desenvolvimento que requer qualificação de ambas as partes.

O ápice...

O ápice...
LUIS HOSANNAH... levantou a platéia ao abordar Liderança Educadora!

Dicas de leitura...

Dica 1: Os números do agronegócio são impressionantes, uma boa opção de especialização para quem se interessa pelo setor: Comércio varejista; tecnologia e pesquisa; têxtil e vestuário; transporte e armazenamento; atacado e comércio exterior; máquinas, equipamentos e ferramentas; açúcar e álcool; bebidas; leite e derivados; aves e suínos são apenas algumas das opções. Quer saber mais? A edição 895 da revista EXAME trás um anuário EXAME sobre Agronegócio.

Dica 2: A EXAME destaca:
“No Brasil o crescimento da economia cria uma situação dramática: as empresas precisam contratar, mas os desempregados não têm preparo para ocupar os postos.”
Vale salientar, que nesse caso o curso superior não diz muito, se não estiver aliado a uma especialização, segundo idioma ou experiência anterior. Essa é a realidade nacional, você futuro gestor conhece a realidade mossoroensse?
Saiba mais: A revista Você S/A também trata sobre a falta de profissionais qualificados no mercado...
http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0108/aberto/informado/mt_235420.shtml

Momentos que não tem preço...

Momentos que não tem preço...
CHIAVENATO abordou: Coaching e Mentoring - As novas ferramentas para construir talentos

CARLOS FACCINA em sua palestra

CARLOS FACCINA em sua palestra
Maravilhoso momento, com colocações a partir de suas experiência como diretor de RH, abordando: O Profiosional Competitivo - razão, emoção e sentimentos na gestão

Você sabe o que é Feng Shui?

Não é religião e nem está ligado a misticismos e crenças. Trata-se de uma técnica milenar chinesa, ou seja , é a arte de harmonização de ambientes.
Há milhares de anos atrás, os antigos chineses, ou sábios e estudiosos, ao observarem a natureza, estabeleceram uma série de pequenas correções que traziam boas energias e vibrações para os ambientes.
Os ambientes de trabalho estão cada vez mais sendo harmonizados, e escritórios, lojas, indústrias entre outros, já buscam “curas” para seus problemas através do Feng Shui.
De modo geral, o Feng Shui chama a atenção para a organização e limpeza da casa ou empresa, criando assim um bom fluxo de energia positiva quando harmoniza cores, tamanhos, formas e disposição de moveis e objetos, orientado a desfazer-se de objetos antigos e sem utilização, pois a desorganização ou falta de funcionamento de algum equipamento ou vazamentos são um verdadeiro desequilíbrio que acarreta estagnação de energia, e se a energia não flui bem, os negócios também não. Saiba mais a respeito, visitando os sites indicados:
www.flexeventos.com.br/detalhe_01.asp?url=emquestao_fengshui.asp

www.casaecia.arq.br/feng_shui.htm

Você conhece o Mercado Ético?

Notícias... CHIAVENATO no Rio Grande do Norte...

Aconteceu nos dias 31/10 (sexta-feira) e 01/11/2008 (sábado) o 2º Congresso de Gestão Empresarial em Natal/RN, o eventou teve como palestrante principal Idalbeto CHIAVENATO que não precisamos mencionar o quanto contribuiu com nosso aprendizado... porém tenho que me render aos outros palestrantes que tornaram o evento um acontecimento ímpar, parabéns aos organizadores (Multipla) e esperamos anciosos o próximo conforme anunciado.
Vale salientar que, CHIAVENATO iniciou a palestra informando sobre sua participação em breve em reunião na PETROBRAS, para tratar de assuntos relacionados aos "talentos" ou falta deles, para trabalharem na mais recente descobreta da organização, o pré-sal.
O evento também contou com Ana Paula Lobão apresentando Case Volkswagem de Comunicação, Carlo sAlberto Miranda abordando: Cultura Organizacional - Unidade e Pluradidade, as influências dos contextos nacionais, Otamar Júnior com Comércio Exterior - Um mundo de Estratégias e Oportunidades, Elizeu Boto - Gerenciando a Inovação em um Mundo Plano - a experiência de projetos da IBM, Nali Barbosa abordando Empregabilidade e Mercado de Trabalho, Wanderley Passarella com Estretégias de Crescimento, Adriano Motta com: A transformação da Gestão Empresarial.

Próxima parada...

A próxima participação será na "I Semana de Engenharia da UFERSA", que acontecerá de 11 à 14 de Novembro de 2008 onde serão ofertados mini cursos com temas variados desde Gestão de Resíduos, Licenciamentos Ambientais, Impactos Ambientais, Perfuração de Poços de Petróleo, Segurança no Trabalho, Ergonomia, Redes Integradas, Engenharia de Custos, Biomassa, Biocombustíveis e Eco negócios, Sustentabilidade, Manutenção na área do petroleo...